Edições anteriores



Edição 2016

Em 2016, a Bernard Sistemas realizou a décima oitava edição do Torneio Gerencial – TG, com participação de estudantes do ensino médio, cursos graduação, técnico e tecnólogo. O torneio contou com a participação total de 542 equipes provenientes de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

O #TG2016 recebeu o apoio institucional da Associação Nacional dos cursos de Graduação em Administração – ANGRAD, do Conselho Federal de Administração – CFA, do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina – CRA/SC, do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA/SP e da Junior Achievement Santa Catarina – JASC, sendo que esses dois últimos foram frutos de novas negociações.

A competição seguiu os moldes das edições recentes, sendo dividida em quatro etapas: primeira classificatória, segunda classificatória, semifinal e final. Na primeira etapa, a disputa ocorreu em torno da administração de pequenas empresas do setor industrial de bens duráveis. Já na segunda classificatória, os participantes foram instigados a gerir uma empresa do setor comercial. Na semifinal, a tarefa era a gestão de uma indústria do setor de alimentos/agronegócios, com as oito melhores equipes avançando a grande final, onde se dirigiram grandes empresas do setor de serviços. Nesta grande final estiverem presentes equipes de todas as regiões brasileiras, além disso, dentre as 3 finalistas estavam representantes de instituições pública e privada, de pequeno e grande porte. Mais uma vez isso demonstra o quanto o TG é democrátivo e nacional .

Os grandes ganhadores do Torneio Gerencial 2016 foram:

  • 1º lugar – Empresa Gauchada, dos acadêmicos Tiago Mateus Schneider e Manoel Jonatas Bohn, dos cursos de Comércio Exterior e Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
  • 2º lugar – Empresa Furacão, formada pela estudante Maria Aparecida Pereira de Escobar, que cursa Pedagogia na Faculdade Nossa Senhora Aparecida - FANAP.
  • 3º lugar – Empresa SGO CORP, da estudante Viviane Thais Wrubleski Huczera, do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

Para as sete primeiras colocadas foram distribuídos prêmios em dinheiro que totalizaram R$ 11.750,00, além de um kit (com camisetas do Torneio Gerencial 2016) para cada membro das equipes e uma placa. Aos demais participantes que permaneceram no jogo, e não foram encerrados, foram distribuídos certificados de participação totalizando 50 horas/aula.